top of page

Tudo sobre Isolantes Térmicos - Dormindo na Natureza P#1- DICAS OUTDOOR

Hoje nós vamos falar sobre pernoitar outdoor, ou passar a noite na natureza! E aê, como faz? Dorme bem? Dorme mal? Nem dorme??! Rsss..

Bom, pra dormir bem é preciso um abrigo (barraca, rede ou tarp), um saco de dormir e um isolante térmico. Ou seja, quase 70% do espaço e peso da mochila são destinados ao nosso sono!

Nessa primeira parte, o assunto será o isolante térmico, talvez a perna mais importante e menos considerada desse tripé.

Antes de começar é bom destacar a importância desses itens, nem pelo conforto que é um luxo, mas principalmente pelo calor que é uma necessidade, porque a hipotermia é a forma mais rápida de você morrer na natureza (a não ser que você caia de um penhasco ou seja atacado por um urso, mas isso não conta! rss) . Pra vocês terem uma ideia, uma pessoa pode ficar até 3 semanas sem alimento e 3 dias sem água, mas morre de frio em menos de 3 horas (claro que isso é um cálculo médio).

Mas vamos aos isolantes térmicos: bom o isolante como o próprio nome diz serve pra isolar vc do chão, por isso ele vai embaixo do saco de dormir.

Ao contrário do que normalmente pensam, o isolante não serve só pra vc dormir mais confortável. Não, ele não é só um colchonete! Ele é muito mais que isso e do ponto de vista ´calor´ ele é até mais importante que o saco de dormir já quevocê perde muito mais calor pro solo do que para o ar.

Ah, mas por que o saco de dormir não serve pra isolar? Porque quando você entra no saco de dormir seu peso esmaga a parte de baixo e tira o ar da camada que faria o isolamento, enquanto o isolante é feito pra suportar seu peso e manter essa camada de ar que é a grande responsável pelo isolamento.

Em uma expedição eu esqueci o isolante (na verdade nem estava planejando pernoitar e só levei o saco de dormir por segurança) e fui forçado a improvisar um isolante com a roupa de neoprene, que já estava seco.

Segue o vídeo e mais abaixo os detalhes também em texto. E não esqueça de inscrever-se no nosso canal do Youtube e dar um joinha que a Firrrrrma agradece! :)

TIPOS DE ISOLANTES.

Existem dois tipos básicos de isolantes ou 'sleepingpads': os infláveis e os de espuma rígida.

ISOLANTES DE ESPUMA

Os pads de espuma são parecidos com aqueles de EVA de ginástica, mas são próprios para dormir. Eles podem ou não ter uma camada prateada que serve para refletir o calor (se tiver é bem melhor!).

Podem ser de enrolar ou de dobrar.

Vantagens:

-Preço, são os mais baratos e variam entre 35 e 80 reais

-São bem leves, pois são feitos de um material similar ao EVA

-São práticos, muito fáceis de enrolar e desenrolar

- São confiáveis, pois são quase indestrutíveis

Desvantagens:

- O tamanho, são mais que o dobro do tamanho dos infláveis, talvez nem caibam na sua mochila e tenham que ir amarrados fora.

- Tem uma capacidade limitada de isolamento.

- E não são extremamente confortáveis.

ISOLANTES INFLÁVEIS (ou AirPads)

São como colchões de ar que você pode encher com uma pequena bomba ou com a boca. São feitos para ter um bom isolamento e para armazenar de forma compacta.

Vantagens:

- O tamanho, alguns são do tamanho de um squeeze.

- São mais confortáveis que os de espuma.

- Tem um potencial maior de isolamento.

Desvantagens:

- O preço, pode variar entre 200 e 400 reais.

- Não são tão práticos, você precisa encher e depois esvaziar e dobrar.

- Eventualmente podem furar então vc tem que levar sempre um kit de reparo. Nada complicado desde que vc esteja com o kit.

FORMATOS:

Os isolantes pode ter dois formatos, o retangular e o formato múmia (ou sarcófago), desenvolvido para ficar mais leve já que tem menos material onde não precisa. Os dois são fabricados em vários tamanhos e alguns hikers usam pads pequenos, só para o tronco e o quadril, pra carregar menos peso.

Os isolantes também são classificados pelo seu potencial de isolamento chamado R-Value que vai de 1 a 6, quanto maior o RV mais resistente ao frio, mas inevitavelmente maior e mais pesado

Existem vários tipos de isolantes infláveis como os ultralights (que são mais leves mas isolam menos) e os auto infláveis )que são mais pesados mas mais confortáveis e práticos).

DICAS IMPORTANTES:

- Se tiver que enfrentar uma região muito fria, Vc pode colocar um isolante inflável sobre um de espuma, aumentando o isolamento (caso não queira comprar um caríssimo inflável pra situações de frio extremo que você não encara com frequência).

- Certifique se de levar o kit de reparos caso seu isolante seja inflável.

- Leve sempre uma manta aluminizada de emergência. São baratas, muito leves e se seu isolante não estiver dando conta vc pode colocar a manta por baixo pra ajudar a refletir o calor.

- Um travesseiro inflável não é um luxo, ele ajuda a isolar a cabeça do chão frio e pela cabeça se perde muito calor. Ele pode ser improvisado colocando roupas secas dentro de um saco ou simplestente usando sua mochila.

- Deixe seu isolante guardado junto com seu saco de dormir na sua casa, porque é comum pegar o saco e esquecer o isolante.

- E por último, tente não rolar pra fora do isolante porque você vai passar frio!

Veja também os posts sobre sacos-de-dormir e abrigos! (Estão no SubMenu DICAS).

Abssss!

Celso.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags

Compartilhe esse Post em suas redes sociais!

bottom of page