top of page

5 Formas de Morrer na Natureza (E como evitá-las!)


Nãoooo! Você não vai morrer se for acampar, passear no parque, etc . Aliás o objetivo desse canal é justamente incentivar a vida outdoor e não por medo.

Esse vídeo é só uma forma de evitar que você cometa erros bobos que podem te causar problemas.. Até pq , se existem x formas de morrer na natureza, existem 1001 de morrer na cidade!

Mas vamos lá, começaremos pelas mais lentas e vamos seguindo pras maneiras mais abruptas de morrer.

5o - Morrer de Fome:

Essa é a forma mais difícil de se morrer na natureza porque uma pessoa leva em média 3 semanas pra morrer de fome. Então pra isso acontecer você teria que estar perdido por muiiitooo tempo e nesse tempo é muito mais provável que você morra de outras causas que citaremos a seguir!Mas é possível!

Solução:

-Então pra evitar isso é muito simples, basta você levar algum alimento não perecível e que não necessite preparo, por exemplo barrinhas de cereal ou frutas desidratadas. Se vc levar 3 barrinhas de cereal, e comer pedacinhos por dia, você vai passar fome é claro , mas vai aumentar muito o tempo de sobrevivência. Então tenha sempre algum alimento desse tipo , que não pesas nada, estocado na sua mochila. E se você não se perder, depois vc come a barrinha na sua casa ou na academia.

4o - Morrer de sede

A desidratação por sua vez é uma forma bem mais rápida de você morrer. Uma pessoa não consegue sobreviver mais de 3 dias sem água e dependendo do lugar (um deserto por exemplo) pode morrer em 24 horas. Fora isso, os efeitos da desidratação, pode te levar a cometer erros bobos e morrer de uma das maneiras que citaremos a seguir.

Solução:

-além de levar obviamente água suficiente e com sobra pra sua jornada,

-procure previamente num mapa lugares no caminho como rios e lagos pra reabastecer.

-E leve maneiras de tratar água pq se vc beber uma água ruim (com protozoários ou bactérias) vc vai ter uma disenteria e desidratar muito mais rápido. Beber água contaminada só é recomendado em situações terminais. Então não faça isso!

3o - morrer de frio

Você pode morrer de frio em 3 horas (claro que é um cálculo médio), mas a hipotermia mata rápido, se vc cair em água gelada então pode morrer em questão de minutos. E ficar molhado, depois de uma chuva por exemplo também pode acelerar bastante a hipotermia, lembrando que perdemos calor pra água 25 x mais rápido do que pro ar.

Solução:

- leve sempre roupas adequadas pro lugar e época pra onde você vai. Pesquise e peque pelo excesso . (Isso serve pro saco de dormir também se for pernoitar.

-Leve sempre uma proteção contra chuva, um poncho, uma jaqueta impermeável, uma barraca, uma lona, enfim, algo que te deixe seco.

-Vista-se em camadas (1a pele, fleece, jaqueta, e anorak) pra que você possa fazer uma termo regulação e além de manter se aquecido evitar suar ao máximo, porque no calor desidrata e no frio o suor congela.

- E pra uma situação extrema, tenha uma maneira efetiva de fazer fogo (muitas vezes só um isqueiro não basta).

2o - morrer por ataque animal

É muito improvável que você morra atacado por algum tipo de animal no Brasil, mas temos que falar no assunto pensando em escala global. Um ataque animal pode acontecer por 3 motivos, predatório, defensivo ou o mais provável, no susto. É essa é a 4a maneira mais rápida aqui da nossa lista porque sangrando você pode morrer em poucos minutos..

Solução:

- evite ataques defensivos e por susto sendo barulhento. Não não é pra você caminhar na mata gritando ou com sendo escandaloso, até porque os animais escutam muito melhor q nos, mas simplesmente faca se notar como com um desses guizos pra urso por exemplo.

- não pise e nem ponha a mão onde você não pode ver. Cuidado ao pular troncos ou mechar em pedras por exemplo e no caso de uma picada de cobra ou algum inseto, simplesmente lave o local e procure atendimento médico tentando evitar ao máximo o pânico e o esforço físico que só vão espalhar mais rápido o veneno no seu corpo.

- e no caso de um encontro inesperado nunca fuja correndo, simplesmente afaste-se devagar e meio de lado. Sair correndo só atiça o instinto de caça do animal e pode causar uma queda grave.

- e no caso de um ataque ai cada caso é um caso. Dependendo da espécie você tem que lutar ou se fingir de morto.. Prometo que faço um vídeo ai falando mais sobre isso!

1o - morrer por acidente

E a forma mais rápida de se morrer na natureza é por acidente! Como a queda de um penhasco, um raio ou uma árvore ou tronco cair sobre você.

Solução:

-primeiro , ande devagar e atentamente, evite beiradas de penhasco e pedras que podem roubar ou lugares que desbarrancam. Eu sei que é difícil resistir à vista ou tirar aquela foto , mas fique atento onde pisa.. Ah bastão de caminhada é um treco que ajuda muito, devia ser obrigatório!

- No caso de tempestade evite ficar em baixo de árvores altas ou lugares abertos. Vou ficar onde então porra? Terrenos mais baixos e se não tiver jeito fique abaixado abraçando os joelhos. Lembrando que o Brasil é um dos países campeões de raios no mundo!

----

Bom, como eu falei, isso não é pra assustar ninguém, é só pra vocês não cometerem nenhum erro bobo e se colocarem em uma situação desnecessária de risco. Ao contrário eu sempre incentivo muito todo mundo a ter contato com a natureza de alguma forma pq isso faz bem demais!

Não esqueçam de inscrever se no canal do Youtube e comentar, principalmente sobre assuntos que você gostariam que eu falasse aqui!

Valeu pessoal até o próximo, fui!

Celso

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags

Compartilhe esse Post em suas redes sociais!

bottom of page