As Melhores Coisas do Atacama!

11-Aug-2016

 

 

  

 

Estive de volta ao espetacular deserto do Atacama a convite do Hotel Tierra Atacama e vou mostrar nesse post as coisas mais legais de lá pra você!

 

Espero que goste e anime-se a visitar esse paraíso Chileno!

 

 

 

Para conhecer os principais pontos do Atacama reserve de 3 a 4 dias, fora os dias de chegada e partida porque pra chegar até lá você leva quase um dia inteiro. Meu voo fez escala em Santiago (4 horas de SP) e pousou em Calama (mais 2 horas, fora o tempo de conexão). Depois é necessário mais uma hora em meia de carro até a cidade de São Pedro de Atacama onde ficam a maioria dos hotéis e pousadas.

 

Como eu disse acima, fiquei hospedado no fantástico Tierra Atacama, um dos 3 hotéis luxuosos aqui da região e que eu recomendo muito! (veja os links no final desse post)

 

E como tudo aqui é relativamente perto, você não precisa ficar acampado em lugares ermos pra conhecer melhor o deserto.

 

 

Mas vamos lá! Um dos lugares imperdíveis daqui é o Salar do Atacama, casa de vários flamingos e onde fui tirar algumas fotos do por do sol. É um lugar absolutamente lindo! Vale a pena esperar o anoitecer por lá!

 

 

No dia seguinte, de manhã bem cedo, saí para ver os Geiser Del Tatil, um lugar que sugiro que você visite apenas se tiver tempo e roupas pra frio nível hard.

 

 

No caminho, que leva aproximadamente uma hora, deu pra avistar dois animais típicos da região: as viscachas (que parecem uma lebre de rabo comprido - Lagidium Viscacia) e as vicunhas, (o menor dos camelídeos, primos dos guanacos e das lhamas - Vicugna vicugna ).

 

 

 

 

Os Geisers ficam a 4.300 metros de altitude e a temperatura de manhã, que é quando eles estão mais "ativos", variam entre -10 e -20 graus Celsius.

 

E mesmo com esse frio, resista a tentação de por a mão na água quente, porque ela esta em temperatura de ebulição (nessa altitude à 85 graus) e com certeza vai te queimar.

 

 

E depois desse frio todo, foi a vez de conhecer as Termas de Puritana, onde fica claro um dos paradoxos desse deserto. Na verdade a temperatura aqui é de uns 8 graus Celsius, ou seja, frio! E água das piscinas por sua vez, como vem de fontes termais está agradavelmente quente.

 

 

Mas é claro que eu tinha que tirar algumas fotos desse paraíso!

 

 

Aqui usei filtros ND, que são filtros escuros para poder aumentar o tempo de exposição da foto e conseguir aquele efeito tipo véu de noiva na água das cachoeiras.

 

 

E depois de feitas as fotos.. Bom, eu também sou filho de Deus né! rsss. Fiquei quase uma hora de bobeira nesse Spa natural. Duro é sair dessa água quente nesse friozinho, mas lá tem estrutura e vestiários.

 

 Na saída, parei pra fazer outra foto que eu não podia perder: de um Cactus da espécie Cardon (Pachycereus Pringlei) que pode ultrapassar os 5 metros de altura.

 

Essa beleza cresce apenas de 1 a 3 milímetros por ano, ou seja, um dessa altura pode beirar os 500 anos.

 

Desta vez vou fotografar com a câmera de infravermelho que dá um efeito especial as fotos. Em breve farei  um post sobre essa técnica aqui pra vocês.

 

 

E finalmente! Nossa última parada no Atacama foi no deserto da lua, ou Vale de La Luna como eles chamam lá. Essa é a segunda vez que vou a esse lugar e é sem dúvida um dos meus preferidos no planeta!

 

 

O relevo aqui é tão "extraterrestre" que dizem que a NASA usou o Vale como local de testes para seus veículos enviados a outros planetas. Mas não consegui confirmar essa informação..

 

Bom, é isso! As dicas, serviços e mais fotos seguem abaixo (mas não deixe de ver o vídeo também!). Espero que goste! E que compartilhe esse post! rsssss..

 

Abssss!

 

Celso.

 

___________________________________

 

 

Serviço: Hotel Tierra Atacama - www.TierraHotels.com

Endereço: San Pedro de Atacama, Antofagasta Region, Chile

Telefone:+56 2 2207 8861.

 

___________________________________

 

 

Dicas:

 

- Leve roupas de frio. O conceito de deserto engana, lá faz frio o ano todo.

 

- Não esqueça os óculos e protetor solar/labial.


- O Atacama é extremamente seco, dormir com umidificador, uma bacia com água ou toalha molhada por perto pode ajudar bastante.

 

- Leve sempre água com você e beba regularmente para se hidratar e principalmente para combater os efeitos da altitude.

 

- Deixe as atividade mais puxadas pro final da viagem, assim você tem tempo de se acostumar com a altitude.

 

- Aproveite os vinhos da região (principalmente o Carmenére!).

 

- Leve a máquina fotográfica (ou suicide-se quando ver a paisagem! rsss).

 

- Dê uma atenção especial ao Valle de La Luna (é a cereja desse bolo).

 

- Leve Pesos Chilenos, o câmbio lá é difícil e caro.

 

- Escolha bem guias e passeios, pesquise antes pra saber as opções.

 

- Tire uma noite pra observar o céu do Atacama, é um dos mais "estrelados" do mundo. Se não tiver lua muito cheia é melhor pra ver estrelas, senão aproveite a lua :)  

 

___________________________________