top of page

Lêmures-de-calda-anelada


Eu estive no Aquário de São Paulo para conhecer um grupo muito simpático de lêmures de calda anelada!

Os lêmures ganharam uma grande visibilidade no filme Madagascar, mas ainda estão ameaçados de extinção pela perda do habitat. Eles são endêmicos da Ilha de Madagascar (só existem na natureza nesse local) e o crescimento da população humana esta deixando a situação cada vez pior.

O lémur-de-cauda-anelada é um primata e o lémure mais reconhecível devido à sua cauda anelada de cores preta e branca.

Pertence à família Lemuridae, uma das quatro famílias de lémures. É o único membro do género Lemur. Tal como os outros lémures é endémico da ilha deMadagáscar. Denominado localmente por Hira (malgaxe) ou Maki (francês e malgaxe),

É omnívoro e é o mais terrestre dos lémures. O animal édiurno, estando ativo exclusivamente em horas com luz de dia.

O lémur-de-cauda-anelada é altamente social, vivendo em grupos de até 30 indivíduos. Quem domina são as fêmeas, uma característica comum nos lémures mas pouco comum entre outros primatas.

Para permanecerem quentes e para reafirmar os laços sociais, amontoam-se formando uma bola de lémures.

O lémur-de-cauda-anelada também expõe o seu corpo ao Sol, sentando com postura ereta encarando a superfície inferior, com o seu pelo branco mais fino exposto em direção à luz solar.

Como outros lémures, esta espécie depende fortemente do sentido do olfato e marca o seu território através de glândulas odoríferas.

Os machos têm uma forma peculiar de marcação por odores e participam num comportamento de luta de cheiros, impregnando a sua cauda com o seu odor e provocando lufadas de cheiro contra os oponentes.

Sendo um primatas mais vocais, o lémur-de-cauda-anelada utiliza numerosas vocalizações, incluindo avisos de alarme e de coesão de grupo..

Vivem aproximadamente 16 a 19 anos em estado selvagem e 27 anos em cativeiro.

Não deixem de ver o vídeo e seguem abaixo as fotos e contatos do Aquário!

Abssss! Celso

Ps.: Imagens do brother Fabinho Souza

Serviço:

Telefone: 11 2273-5500

.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags

Compartilhe esse Post em suas redes sociais!

bottom of page